Buscar
  • Carol Aguilera

A escolha do penteado ideal


penteado de noiva semi preso

Sem dúvida, a escolha do penteado é o assunto que mais gera inseguranças às noivas quando estamos falando de beleza.


Realmente temos que observar vários detalhes para encontrarmos o penteado ideal e talvez por esse motivo às vezes o penteado é o último a ser definido pela noiva (e o mais testado na prévia também!).


Pensando nisso, trouxe aqui uma espécie de guia (extremamente simples) que eu uso quando oriento minhas noivas na escolha do cabelo dos sonhos:


-Qual é seu estilo?

Essa é a pergunta mais importante de todas na minha opinião. Com o estilo da noiva definido, já conseguimos descartar metade das possibilidades que não representariam a personalidade da noiva. Gosto sempre de lembrar: não há regras! A regra máxima é você se sentir confortável com o que vê no espelho.

Se você não gosta de cabelo preso ou coque por exemplo, não precisa usar! Temos infinitas opções de cabelos soltos ou semi presos que tenho certeza de que passarão a mensagem que você quer. Essa é uma questão muito particular que a noiva deve trazer para o profissional e quando ela precisa de ajuda para definir eu faço algumas perguntas simples, como: como você usa o cabelo no dia a dia, como você não gosta do seu cabelo (e como gosta também) ou qual é a mensagem que você quer passar no dia (clássica, delicada, mulherão). Assim conseguimos “desenhar” a imagem da noiva.


-Quais são as suas referências?

Com certeza você deve ter uma pastinha no celular ou no Pinterest que você salvou durante todo o processo de organização do casamento, não é mesmo? Eu sempre gosto de ver essas referências pois por mais que a noiva ache que são imagens aleatórias que salvou durante os meses, sempre terá uma interferência em comum. Por exemplo, você pode ter salvado vários penteados diferentes, de estilos diferentes, mas eles podem ter em comum fios mais alinhados (ou mais soltos e despojados), flores ou o mesmo estilo de grinalda.

É uma ótima maneira de guiarmos a escolha do penteado, mas alguns pontos precisam ser observados:

*Busque fotos que tenham tipos de cabelo parecido com o seu (volume, comprimento e principalmente cor)

*Geralmente as fotos mostram somente parte do penteado (somente frente ou costas por exemplo). Lembre-se de buscar como você imagina na frente do seu rosto (a moldura é superimportante) e nas costas também. Não tem problema não ser a foto do mesmo penteado. Com vários pedacinhos e várias fotos diferentes montamos o ideal para você!


-Como é o seu cabelo?

Já no item anterior vimos que o ideal é buscarmos referências que combinam com nosso cabelo, tanto na cor como na textura, volume. Mas algumas técnicas e truques podemos usar para chegarmos no resultado próximo à foto de referência, como apliques para dar comprimento aos fios, enchimentos para dar um tamanho maior ao coque. Tudo isso pode ser alinhado com o profissional e ele irá indicar se é possível ou se há necessidade de investir nessas técnicas. Aqui vou fazer uma breve pausa para frisar que as fotos que guardamos são REFERÊNCIAS para guiar o profissional na execução do penteado e que o penteado escolhido não ficará uma cópia idêntica à foto, por diversos motivos: não é o mesmo cabelo com a mesma textura de fio, não é o mesmo profissional com a mesma técnica (e mesmo quando temos o mesmo profissional executando o penteado igual em uma outra pessoa pode gerar resultados levemente diferentes). Vale lembrar que o penteado é uma construção de arte ;)


pentedo de noiva com trança
Foto Jade Jovanazzi

-Como é o seu vestido?

Muitas vezes o modelo do vestido nos ajuda na decisão quando estamos entre um cabelo solto ou preso, por exemplo. Se seu vestido tem alguma área de destaque como costas, ombros ou decotes que você gostaria de deixar a mostra, o penteado pode ir de acordo com o modelo escolhido. Mas lembrando que não é uma regra e sim uma ajuda para te guiar caso esteja na dúvida!


Com esse passo a passo simples, ficará mais fácil escolher entre tantas referências lindas que encontramos entre tantos estilos diferentes.


E claro, conte comigo para fazer parte dessa história com você!



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo